Controle de finanças: 12 dicas para botar em prática já


Manter o controle de finanças é um tanto complicado quando se mora sozinho. Cada saidinha é um pequeno gasto que no final do mês, colocando na ponta do lápis, saí um rombo um tanto desnecessário na conta bancária. 

Nessas horas, a educação financeira dá o ar de sua graça e ajuda a ter o controle de finanças e a economizar mais. 

Como moradora dessa grande odisseia de se morar sozinha, digo que a gente até tenta economizar dinheiro, chega final do mês, já fica zerado ou tem gente que nem consegue chegar no final do mês. Mas se você é daquelas pessoas que recebe em um dia e acaba com o salário no outro, esse post é para você. Aqui você vai aprender a se organizar mais, dividir e poupar mais o seu dinheiro para durar e render mais.  Aqui vão 12 dicas poderosas para se ter controle das finanças. 


1- Organize todos os gastos:

Como controlar seu dinheiro se você não tem nenhuma noção de onde está indo? Aqui começa o primeiro passo para uma vida financeira organizada. Vamos anotar cada gasto do mês passado, não deixe de fora nenhum centavo e nem um boleto. 

2- Elimine os gastos desnecessários:

Depois de organizar tudo e colocar na ponta do lápis todos os gastos, está na hora de eliminar os desnecessários. Será mesmo que você precisa tomar café fora de casa? Precisa de mais uma blusinha? Aquele sapato, eu preciso mesmo ou é só mais um para a minha coleção? Se a resposta para todos eles for "NÃO!", então elimine da lista. 

3- Crie metas para o seu dinheiro:

O que eu quero ter daqui à alguns meses? Seja um eletro novo, um carro, um móvel... tudo isso exige dedicação e controle de finanças. A meta é separar todo mês um dinheirinho para guardar. Vale também fazer um caixa dois para emergências (isso vale muito no futuro, lembre-se disso!). 

4- Cartão de crédito só em caso de emergência!

Sabe aquele cartão que te dar mais limite que seu salário? Corra dele! Se você não é controlada. Só use o cartão quando você ver que não tem mais nenhuma saída. 


5- Separe em envelopes:

Uma dica muito legal pra controlar os gastos é separar o dinheiro em envelopes. Coloque cada um em seus respectivos envelopes. Separe por contas, boletos, academia, alimentação. Vá usando com cautela.

6- Não desconte sua tristeza em compras: 

Muita gente, confesso que sou uma dessas, desconta suas frustrações em compras. Não faça isso. Suas frustrações passam, seu nome no Serasa não. 

7- Venda o que você não usa mais:

Uma ótima forma de ganhar um dinheiro extra é vendendo aquele objeto que está parado à tempos em sua casa. Isso ajuda a ganhar um dinheirinho e ainda por na poupança para uma meta futura.

8- Use cupom de desconto:

Uma dica bem legal aqui, para economizar na refeição, é fazer cadastro em sites/aplicativos que te dão cupons para usar o serviço. Tem dois que gosto bastante, o Ifood e Rappi. Diariamente ganho cupons desses dois aplicativos e a refeição sai bem baratinha, em casos, por menos de R$ 5,00. Vale muito à pena baixar. 

9- Se for viajar opte por milhas:

Uma das grandes economias do mundo moderno é trocar qualquer tipo de serviço por milhas. Se tem várias maneiras de ganhar milhas, seja pagando uma conta de cartão de credito ou juntando aquelas viagens antigas. Tudo é válido na hora de economizar e tirar aquelas férias, pois nem tudo são boletos. 

10- Recebeu um extra? Manda para poupança!

Sabe aquele dinheiro extra? Pode ser de trabalho, pode ser de um serviço ou até mesmo de um bico. Tudo é valido, guarde e coloque para render. Hoje costumo usar os rendimentos da NuConta, acho que vale muito mais que poupança de bancos físico. Pesquise o que é melhor para você e invista. 

11- Comece o controle de finanças dentro de casa:

Você passa horas no banho? Deixa todas a luzes acessas? Passa horas pensando com a geladeira aberta? Costuma ligar todos os eletrônicos ao mesmo tempo? Se a resposta for sim para todos, você precisa mudar seus hábitos agora mesmo. É uma prática super simples que te ajudam a diminuir custos nas suas contas de casa. 


12- Alimente se bem e deixe as besteiras da rua de lado:

Um dos pontos de mais saídas de dinheiro desnecessários é os lanchinhos fora do horário e nada saudável. Procure incluir os lanches na compra do supermercado, comprar fora saí bem mais caro e acaba quebrando todo seu orçamento.

Essas foram as nossas dicas de controle de finanças. Espero que você possa colocar tudo em prática logo. 

Nenhum comentário